5 Habilidades que todo vendedor campeão deve dominar

Para conquistarmos uma boa gestão de relacionamento com os clientes, é necessário que o vendedor domine certas habilidades. Lembrando que você profissional é o cartão de visitas da empresa que representa. Assim como é você quem tem contato direto com os clientes e a chance de adquirir o maior número de informações possíveis, para melhor atender o seu cliente.

 

5 Habilidades que todo vendedor campeão deve dominar:

1. Marketing pessoal

O cliente na maioria das vezes “compra” primeiro o vendedor e depois o produto ou serviço. Com isso a preocupação com a sua aparência deve existir. Passando uma imagem idônea, transmitindo confiança e simpatia. Para isso devemos incluir cuidados com a aparência física e com o comportamento. Não esqueça que o primeiro contato que o cliente tem com a empresa, na maioria das vezes é com o profissional de vendas. E será a partir daí que ele irá formar uma opinião sobre a empresa, tornando interessante ou não fazer negocio com ela.

2. Comunicação

Compreender e ser compreendido. Ter o domínio da comunicação. Ao lidar com um cliente essa habilidade é essencial. E não basta ter todas as informações para transmitir ao cliente, assim como saber argumentar. Você tem que saber ouvir também. Em vendas, esta é uma competência essencial, talvez a mais importante. Uma boa comunicação, assertiva e objetiva, faz com que o cliente sinta segurança.

3. Coerência

Com uma conversa coerente durante uma negociação, você conquista a confiança do seu cliente. Ganhando credibilidade. Diferente daquele vendedor que começa a conversa de uma forma e termina de outra, mudando as informações no decorrer da negociação. Mostrando ser assim, um vendedor que se contradiz o tempo todo, gerando desconfiança. Pessoas gostam de segurança. Então seja sempre direto, sincero e confiável para fidelizar o seu cliente.

4. Flexibilidade

O profissional de vendas tem que estar sempre preparado para tender da melhor forma possível o seu cliente. Assim como para lidar com imprevistos e situações inoportunas. Para isso acontecer é necessário que o profissional seja flexível, tenha aquele “jogo de cintura”. Desta forma ele saberá controlar e contornar melhor as situações, sem causar desconfortos. Agindo da melhor forma sem que o problema reflita na imagem que o cliente sobre a empresa ou sobre o profissional de vendas.

5. Organização

A falta de organização faz com que você e seu cliente percam tempo. Sem contar que pode transparecer falta de profissionalismo e seriedade com o trabalho. Um profissional de vendas organizado atende os seus clientes com mais agilidade e eficácia. Não se atrasa, não esquece compromissos e não perde informações de clientes. Organização ajuda a garantir um bom atendimento personalizado ao seu cliente.

Deixe seu comentário