Se você possui uma loja ou mesmo presta algum tipo de serviço, saber como contratar vendedores temporários para seu negócio é fundamental para aumentar as vendas. Definir exatamente o perfil que seu empreendimento precisa é um dos principais passos para que tudo dê certo. Clareza e regras bem definidas também ajudam a ter sucesso na contratação. Confira abaixo outras dicas.
Defina o perfil do candidato
Esqueça a urgência, se houver, e pare um tempo para definir o perfil ideal para vender seus produtos e serviços. Muitas vezes, a pressa é realmente inimiga da perfeição. Contratar alguém só por contratar, pode dar uma dor de cabeça. Defina o perfil do candidato e entreviste pessoas de acordo com suas habilidades naquilo que a vaga precisa.
Além disso, escolha candidatos que sejam bons em comunicar-se com outras pessoas – importante quesito para vender bem. A cordialidade também deve ser levada em conta. Um bom vendedor é cordial com seus clientes.
Saiba das implicações jurídicas
As implicações jurídicas para o modelo de contratação de vendedor temporário deve seguir algumas normas. O prazo deve ser acordado em 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias. Há registro em carteira profissional, na condição de temporário. Geralmente, agências de emprego cuidam de toda a burocracia.
O funcionário temporário tem direito ao descanso semanal remunerado, férias e 13º salário proporcionais. Veja com o departamento jurídico de sua empresa todas as formalidades para não ficar fora da lei.
Treine seus colaboradores temporários
Mesmo que o colaborador temporário tenha experiência comprovada, o melhor a fazer é submetê-lo a um treinamento sobre seus produtos e serviços. Ao contratá-lo ou mesmo para iniciar um pequeno período de testes, coloque-o para acompanhar algum funcionário mais experiente e que possa avaliar seu desempenho em vendas e outros serviços.
Efetivação
De repente, ao contratar um vendedor temporário, o desempenho dele pode ser superior ao esperado. Logo, suas vendas aumentaram e os serviços prestados estão sempre elogiados. Por que não contratar formalmente o colaborador?
Para este caso, não existe um tempo mínimo a ser cumprido como temporário. Se logo ao primeiro mês as expectativas forem superadas, o empreendedor pode contratar em regime de CLT, por exemplo.
Sua empresa ou comércio contrata colaboradores temporários? Comente!
Fonte: https://dnadoempreendedor.com.br