Como negociar para vender mais.

Para cada cliente um tipo de negociação. Mas para toda negociação, dois temas principais: Preço e Valor. Como forma de pressão sobre o vendedor os clientes irão questionar pelo menor preço com maior valor agregado desta forma querendo mais vantagens e preço baixo.

Negociadores poderosos sabem que para uma boa negociação em vendas deve se ter o cliente ao seu lado e não passar por cima dele e de seus desejos. Se o seu cliente quer ficar com a maior fatia do bolo, faça um bolo maior assim todos os pedaços serão grandes.

Para toda ação há uma reação e esta ação é quem determinará a resposta seguinte então pense muito bem de que forma você irá jogar o seu bumerangue porque ela é quem irá determinar o tipo de efeito que você irá ter de volta. Durante uma negociação, o tipo de atitude que você projeta determinará o tipo de atitude que você irá ter de volta também. Faça aos outros o que você espera para você!

Algumas dicas para ajudar você a se tornar um negociador poderoso:

1. Energia
Jamais entre em uma negociação se achar que já está em desvantagem, desta forma você já entra com pensamentos negativos refletindo assim nas suas palavras e atitudes durante a negociação, podendo gerar conflitos desnecessários. Reflita quais são as objeções que você costuma receber, elas são de ordem pessoal ou profissional. Caso seja de ordem pessoal, o problema é mais sério e seu potencial cliente não está em sintonia para negociar com você. A Energia ao negociar é fundamental, tome cuidado com estímulos emocionais que nos impedem de manter a calma, pensar antes de falar e que nos tiram o foco do consenso, sinais de agressividade e ansiedade podem colocar tudo a perder.

2. Roteiro
Vendedores inexperientes costumam ter problemas ao longo do processo de negociação, e por muitas vezes se perdendo no caminho tendendo a pensar que o melhor a fazer é encontrar uma única solução para o cliente. Negociadores poderosos criam diferentes alternativas fazendo com que o cliente participe destas soluções.

3. Seja flexível
Negociadores poderosos são flexíveis e transparentes deixando sempre claro quando dá ou não dá para oferecer o que se espera desta forma, os clientes costumam entender e responder do mesmo jeito. Clientes não gostam e não costumam dar ouvidos se você demonstrar resistência ou impedimentos aos seus desejos, principalmente se ele perceber que você não demonstrou nenhum interesse em ouvir as suas necessidades.

4. Sua Posição
Mostre se interessado em fazer negocio com o seu cliente. É muito chato entrar em um lugar para ser atendido e se sentir somente mais uma “obrigação”. Deixe os saber que o mais importante para você é criar uma situação ganha & ganha. Demonstre responsabilidade frente a tudo o que foi oferecido e negociado e caso necessário faça um contrato entre as partes contendo tudo o que foi dito.

Deixe seu comentário