in

Os 4 Erros MAIS Comuns em Vendas

A ignorância em vendas e marketing é generalizada.

A evolução do mercado traz como consequência uma padronização dos produtos e serviços.A tecnologia deixa tudo mais fácil e acessível, é cada vez mais barato criar um negócio com um padrão de qualidade elevado; e não apenas na área de serviços, mas inclusive criando produtos inovadores terceirizando a produção. Esse é um caminho sem volta.

– Produto e Serviço Viraram Commodities

Quando todos conseguem oferecer algo excepcional, isso se torna uma commoditie, ou seja, não tem mais valor agregado nenhum e é aí que entra o papel do vendedor. No momento que todos são iguais, o seu único diferencial se encontra na área comercial e exatamente aí que as empresas pecam por estar muitas vezes ultrapassadas ou despreparadas.

“Não existe mestrado em vendas!” – Mark Roberge, Hubspot 

– As Pessoas NÃO Sabem se Vender

Talvez você não perceba, mas se encontra no negócio chamado vendas 24h do seu tempo. Estamos nos vendendo o tempo todo, mas existe um descompasso nessa premissa, pois a maioria das pessoas não sabe se vender de maneira profissional ou mesmo entendem a importância dessa ferramenta, apenas fazem isso de maneira natural (amadora). Como prova, vemos que a maioria dos novos projetos têm excesso de técnicos para desenvolver produtos e uma ausência completa de comerciais.

– Não Existe Informação na Área

Aí que entra o grande gargalo do capitalismo, a importância do ato vender cresceu exponencialmente, mas as informações nessa área não.

Ao atender meus clientes, percebo que as pessoas estão perdidas, confundem entender Google Adwords e Facebook Ads com ser especialista em marketing. Esses canais de publicidade não chegam a 0,1% do espectro marketing, que pode ser online e offline. Marketing significa agregar valor a venda, isso envolve milhares de métodos e processos vitais para o crescimento do seu negócio, que vão muito além do mundo digital.

– O Preço é Irrelevante

Ao entender o conceito de valor, sabe que as pessoas dão valor as coisas e isso é totalmente subjetivo. O preço não está caro, você simplesmente não sabe agregar valor ao seu negócio e mesmo que trabalhe com um produto realmente simples, existem diferentes estratégias (recorrência, comunidade e etc) para mesmo assim cobrar mais.

Moral da História
Até mesmo grandes vendedores estão ficando para trás em um mercado tão dinâmico.

Você realmente precisa estudar vendas complexas e ferramentas de marketing, que são habilidades que a cada dia se tornam mais necessárias, enquanto áreas técnicas estão virando trabalho de robô. Claro que é melhor você se tornar um especialista do que um generalista, isso significa que você pode terceirizar a estratégia de vendas da sua empresa, mas não pode terceirizar as vendas.

Responda e participe, ajude o grupo a crescer (financeiramente).

Qual estratégia de crescimento você usa hoje no seu negócio? Está funcionando bem? Se não, entre em contato comigo.

Att.
Roberto Pantoja
whatsapp (61) 9 9287-4202
Especialista em Marketing e Vendas
www.wehatead.com

O que você achou deste post?

Escrito por Roberto Pantoja

Reconhecimento é a melhor forma de estimular alguém.

Ciclo de Vendas PROSPECÇÃO