Saiba identificar a linguagem corporal do seu cliente.

A importância de reconhecer os sinais não verbais na hora da venda.

Vendedores não tem bola de cristal para adivinhar o que se passa na cabeça do seu cliente. Mas podem prestar mais atenção nos sinais não verbais para identificar com mais precisão as intensões do seu cliente.

Sabe quando alguém diz algo com palavras, mas comunica uma coisa totalmente diferente com olhar? Então, é a linguagem corporal que não nos deixar mentir.

Nossos gestos, posturas, expressões faciais, movimentos dos olhos, entre outras atitudes não verbais, também comunicam algo às pessoas à nossa volta.A linguagem corporal é uma forma de se comunicar sem usar as palavras – algo que, muitas vezes, acontece de forma inconsciente

É preciso estar o tempo todo atento para saber identificar os sinais positivos e negativos que os seus clientes enviam.

Sinais positivos e negativos. 

Você fez um atendimento impecável, apresentou todas as características e benefícios do produto ou serviço e, ao final, o cliente foi embora sem fechar a compra. O que pode ter acontecido? Talvez o profissional tenha esquecido de verificar os sinais que o consumidor enviava e que diziam que ele não estava empolgado com a apresentação.

Cuidado ao prestar atenção somente no que está dizendo e esquecer de que o seu foco deve ser o seu cliente.

Veja a seguir alguns gestos e comportamentos que demonstram o nível de interesse do cliente:

 Linguagem corporal positiva

Posição espelhada (igual à do vendedor)

Pés apontados em direção ao vendedor

Corpo inclinado para frente (em direção ao vendedor)

Postura com peito aberto

Contato visual constante

Mãos fixas/sem muito movimento das mãos

Linguagem corporal negativa

Braços cruzados

Pés apontados para uma direção contrária

Fica colocando objetos entre ele e o vendedor

Mãos para cima

Evita o contato visual

Inquietação fica se remexendo

Caso identifique que a linguagem corporal do seu cliente indica que ele não está nem aí para a venda. Você pode usar a sua própria linguagem corporal para tentar reverter a linguagem negativa dele:

Foque no cliente: Você precisa focar no cliente quando estiver falando com ele. Não deixe que o produto, o ambiente da loja ou qualquer outra coisa lhe distraia. Direcione o corpo e o olhar para o cliente. Mostre que está prestando atenção nele e que está à disposição para ajudar.

Sorria: É difícil não reagir a um sorriso! Sorrir é uma das principais armas em sua linguagem corporal para baixar a guarda de quem está na sua frente.

Movimente-se para criar engajamento: Não fique parado enquanto falar do produto ou serviço. Sua movimentação trará mais energia à apresentação. Além disso, vai evitar que o cliente fique entediado e se distraia e irá chamar a atenção dele para você. Mas não exagere, o exagero pode provocar um efeito contrário.

Fique atento! Não se preocupe apenas com o que seus clientes falam durante o atendimento, reconheça os sinais que a linguagem corporal deles emite e venda mais!

Deixe seu comentário