in

Uma lenda viva: a história do primeiro mural de Coca-Cola

A história do primeiro mural de Coca-Cola é um exemplo de longevidade. Ela envolve uma bebida que existe há 130 anos, uma farmácia que funciona há 122 anos e um homem que fez o mesmo trabalho durante meio século.

O mural – um logotipo branco de “Beba Coca-Cola” sobre um fundo vermelho – foi pintado em 1894 na parede lateral externa da Young Brothers Pharmacy, na época chamada Young Bros Drug Company, fundada pelos irmãos W.W. e W.G. Young. A farmácia fica na cidadezinha Cartersville, no estado americano da Geórgia, a mais ou menos uma hora de Atlanta, ao norte.

Durante várias semanas, Free e Ferguson removeramcuidadosamente 25 camadas de tinta para finalmente revelarem a pintura original,devolvendo em seguida as cores vibrantes da maneira mais precisa possível.

Durante várias semanas, Free e Ferguson removeram cuidadosamente 25 camadas de tinta para finalmente revelarem a pintura original,devolvendo em seguida as cores vibrantes da maneira mais precisa possível.

Diz a história que um vendedor de xarope de Coca-Cola de Atlanta chamado James Couden pintou o mural, aproveitando-se da parede de trinta metros de comprimento do prédio, adequada para um anúncio e de frente para a movimentada estação de trem da cidade.

Muitos anos depois, quando Dean Cox foi contratado pela farmácia, em 1960, a parede ainda anunciava orgulhosamente a Coca-Cola, embora, a essa altura, muitas outras pinturas já tivessem sido feitas sobre o anúncio original. Cox acabara de se formar em uma escola de farmácia e estava animado para começar em seu primeiro emprego.

Oito anos depois, a filha de um dos irmãos Young se aposentou e perguntou a Cox se ele gostaria de comprar o negócio. Ele aceitou, e, em 1970, comprou também o prédio que era propriedade da bisneta do homem que o construíra.

Conforme Cox explica, antes da aquisição “uma família pagou o aluguel a outra família durante 76 anos”.

Cox diz que a The Coca-Cola Company pintou regularmente o anúncio até o fim dos anos 1970. Ele sempre ouvira falar que embaixo de todas aquelas pinturas estava o primeiro mural de Coca-Cola, e então, no início dos anos 1980, fez uma pesquisa nos arquivos da Coca-Cola em Atlanta. Os registros confirmaram a alegação.

Cox passou vários anos pesquisando o mural e começou a se interessar pela ideia de restaurá-lo. Em 1989, ele contratou Alison Free e Aggie Ferguson, duas mulheres cuja paixão era restaurar anúncios de Coca-Cola.

Durante várias semanas, Free e Ferguson removeram cuidadosamente 25 camadas de tinta para finalmente revelarem a pintura original. Em seguida, elas devolveram ao mural as cores vibrantes da maneira mais precisa possível.

Depois que o mural restaurado foi revelado ao público e divulgado em muitos jornais do país, Cox mergulhou no mundo dos colecionadores de Coca-Cola. A farmácia passou a receber uma grande quantidade de visitantes e cartas de toda parte dos Estados Unidos, bem como de outros países. Cox recorda ter recebido algumas cartas endereçadas apenas ao “Primeiro Mural de Coca-Cola, Cartersville, Georgia”.

Cox se orgulha e manter vivas duas tradições notáveis: afarmácia e o primeiro anúncio de Coca-Cola.

Cox se orgulha e manter vivas duas tradições notáveis: afarmácia e o primeiro anúncio de Coca-Cola.

Hoje, a farmácia pertence a um cunhado de Cox, William Tatum, que trabalha na loja desde 1972, dois anos depois da chegada do icônico outdoor de Coca-Cola na Austrália.

Tatum diz que a loja agora vende uma grande variedade de lembranças de Coca-Cola e oferece um livro de assinatura para os muitos fãs que aparecem para visitar esse marco histórico.

Segundo ele, a atração beneficia não apenas a loja, mas também a comunidade em geral. “Isso é maravilhoso, porque quando as pessoas visitam Cartersville para ver o anúncio, elas param em outros estabelecimentos da cidade”, diz Tatum.

Para Cox, o histórico mural está intrinsicamente ligado a sua longa e feliz carreira. Ele se orgulha de ter mantido vivas duas tradições notáveis: a farmácia e o anúncio de Coca-Cola.

“Para mim é importante emocionalmente, porque eu fui empregado desse mesmo negócio, fazendo o mesmo trabalho no mesmo local durante cinquenta anos. E isso não acontece com muita frequência”, observa Cox.

Antes de se aposentar, Cox recebia clientes cujos pais, avós e bisavós também haviam sido clientes em décadas anteriores.

Cox afirma também que a contínua popularidade do mural de Coca-Cola é um exemplo de “um produto que todo mundo gosta”. E ele se orgulha de ser o dono de uma peça única dessa história.

“É maravilhoso”, diz ele, “porque não há nada como isso no mundo inteiro”.

Fonte: cocacolabrasil.com

O que você achou deste post?

Escrito por Kelly Colombo

Palestrante e facilitadora de workshops, treinamentos e pesquisadora do comportamento humano. Trabalha com os temas Qualidade de Vida, Gerenciamento do Estresse, Relacionamento Interpessoal e Administração do Tempo e da Vida. Formada em Ciências Biológicas, especializada na área de saúde e qualidade de vida do trabalhador. Realizou intercambio em Londres e já ministrou palestras por diversos estados do país.

Você sabe pedir desculpas?

Porque precisamos de mais mulheres em vendas